Afastamento Emocional nas Empresas
As questões emocionais afetam o Ser Humano e tudo o que o envolve
As empresas se orgulham ao mostrar os dias sem acidente de trabalho, por certo um cuidado importante, por outro lado, todos os dias temos pessoas sendo afastadas por doenças ou problemas emocionais. Mesmo que a principal causa de afastamento nas empresas seja por questões de saúde mental, parece que isso não possui a devida relevância. Por que não damos atenção a algo tão importante? Por que as empresas fecham os olhos para um problema tão grave? Tantas providências são tomadas para que não aconteçam acidentes de trabalho o que por certo é louvável, por outro lado tão pouco ou nada é feito para cuidar do emocional dos funcionários.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a Depressão que hoje é a segunda maior causa de afastamento do trabalho, em 2020 será a primeira. Isso pensando em mundo, e no Brasil claro, isso não é diferente, a Depressão vem afetando um número de pessoas cada vez maior causando grande prejuízo no cotidiano pessoal e profissional, afastando pessoas não só do trabalho mas também do convívio social, da família e de si mesmo. As questões emocionais afetam o Ser Humano e tudo o que o envolve, e os impactos por vezes não conseguem ser mensurados, contudo vão muito além do que podemos imaginar. Para se ter uma ideia, a primeira causa de afastamento do trabalho são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também denominados Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), e isso por vezes tem raíz no emocional como a própria depressão, ansiedade, estresse, assédio moral e tantos outros.
Veja Também: Cérebro Hipnotizado
Dados sobre Saúde Mental no Brasil
48,8% dos afastamentos no trabalho são por questões emocionais (Fonte INSS)
29,6% das pessoas possuem algum distúrbio mental (Fonte OMS)
10,8% pessoas com depressão (Fonte OMS)
12% pessoas com ansiedade (Fonte OMS)
Taxa de transtornos mentais / 51,9% no Rio de Janeiro, 53,3% em São Paulo, 64,3% em Fortaleza e 57,7% em Porto Alegre.(Fonte Fiocruz)
Cada Real investido em saúde mental tem retorno de R$4 (Fonte OMS)
75% a 85% das pessoas com transtornos emocionais não tem acesso a tratamentos (Fonte ONU)
70% a 90% dos que busca ajuda percebem resultados (Dados americanos).
Primeiros Passos
Talvez tenha chegado o momento de as empresas criarem um mural com o número de dias sem afastamento por causas emocionais, e começar a criar políticas corporativas que preservem e valorizem a saúde mental dos seus funcionários. Sabemos todos que quando estamos com nossa mente em dia e fortalecida conseguimos extrair mais de nós mesmo nos tornando mais produtivos. Ganha a empresa e ganha o funcionário que terá mais prazer e dedicação em sua função o que por certo traz lucros para a empresa. Isso por certo é valorizar a qualidade de vida e a saúde mental de seus colaboradores, criando um ambiente saudável para que cada indivíduo possa ser feliz em seu ambiente de trabalho. As consequências disso fariam toda a diferença para a construção de indivíduos mentalmente saudáveis e uma sociedade do bem viver.
Veja o Vídeo: Reflexões para que possa se libertar da Ansiedade...
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Autocontrole.
Outros Textos
|
Hipnose Ajuda na Obsessividade |
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin