Como se dá o Bom uso do Conhecimento

A experiência humana é infinita por seus atos, é inigualável pelas suas vivências…

O bom uso do conhecimento: Se escolhermos o prazer viveremos intensamente este momento, pois a dor pode estar aproximando-se, então aprendemos e vivemos a dor para depois retornarmos ao prazer. E se dizem por aí que a felicidade é passageira, da mesma forma o sofrimento também o é. A dor também o é, a paixão, a loucura, o amor. “Tudo passa, tudo passará”, porém tudo retornará. Por isso, a necessidade de uma entrega total em cada instante, em cada momento, sempre buscando os motivos do porque vale a pena viver, porque vale a pena sonhar e acordar todos os dias, ainda mais vivo, ainda mais forte, ainda mais presente, ainda mais pleno.

O homem possui riquezas que o próprio homem desconhece, que o próprio homem duvida. A riqueza está em compartilhar conhecimentos, e a cada contato com outras pessoas nos tornamos ainda mais ricos, por que damos algo que nos sobra e recebemos algo que nos falta, que nos completa. O conhecimento quando compartilhado faz de seu gerador um professor e ao mesmo tempo um aluno, faz dele um ser humano ainda mais livre, mais rico de experiências, mais capaz, mais lúcido.

A experiência humana é infinita por seus atos, é inigualável pelas suas vivências, é única porque cada ser humano é único. E na medida em que vamos ganhando idade, o desejo de conhecer vai aumentando, pois isso faz parte da conduta humana. Com o tempo vamos tendo o controle do que queremos ou não conhecer, podemos escolher. Ver o que nunca foi visto ou rever o que já foi visto com novos olhos. Diferentes formas de ver e ter novas avaliações, tirar novas conclusões, através dos conteúdos aprendidos e organizados em nossa realidade individual.

Veja Também: Desenvolva a Criatividade com Hipnose Clínica

O homem possui sede por conhecimentos, alguns mais, outros menos, mas todos têm. Alguns buscam o conhecimento pelo prazer de conhecer, pelo prazer de vislumbrar novas possibilidades, pelo prazer de acalentar algumas angústias, embora consiga outras. Outros, porém, buscam o conhecimento pelo poder. O filósofo Francis Bacon dizia: “o conhecimento em si é um poder.”

Não há como negar que inúmeras vezes o poder é consequência de um grande conhecimento, sobre o homem e sobre o mundo, pessoas muito boas na arte da retórica, admiramos bons conhecedores. Homens que sabem muito, homens que brincam com as palavras, que fazem delas poesia, que fazem delas versos, prosas ou belas histórias. Outros homens fazem das palavras armas poderosas, que ditam regras, que criam paradigmas, dogmas, que fazem delas pensamentos universais, que fazem delas verdades absolutas, que duram anos, décadas e até milênios.

Existem várias formas de se usar o conhecimento e cada um usará de acordo com suas próprias virtudes, seus próprios valores e critérios. Alguns usam para comandar, para sempre terem pessoas em um nível inferior, para dominá-las. Outras usarão para terem pessoas ao seu lado. A postura assumida dependerá do que, e como o indivíduo adquiriu o conhecimento e como ele coloca em prática.

Veja o Vídeo: Reflexões sobre o Medo do Novo...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Medo da Rejeição.

Teste Medo da Rejeição

Teste Medo da Rejeição

Outros Textos

Supere o Ciúme com Hipnose Clínica

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin