De Onde vem a Autoconsciência?

Mais importante que procurar, é estar no lugar certo…

Muitos buscam a autoconsciência fora de si mesmos, como se a autoconsciência pudesse ser colocada pelo outro. Como se alguém pudesse dizer: “Ei! Aqui está a sua autoconsciência, faça bom uso”. Talvez esta não seja a melhor forma de identificá-la. O que é a autoconsciência, se não o conhecer e saber sobre si mesmo, ter consciência dos próprios pensamentos e sentimentos? Ter uma relação íntima com o corpo, a mente e a alma, uma relação íntima com o que acontece dentro de si. Saber do que é capaz e de sues limites. Saber quando deve parar e quando deve seguir em frente, quando ir mais longe. Saber das capacidades físicas e mentais e saber usá-las em momentos adequados. A verdade é que ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo?

Estamos sempre a procura de uma maior autoconsciência, alguns não medem esforços para alcançá-la, se utilizam de diversas técnicas, das mais normais as mais absurdas, das mais radicais e complexas, as mais simples e diretas. Alguns preferem chegar a autoconsciência pela perda da consciência, trilham pelos labirintos da inconsciência, e para isso, se utilizam de vários meios. De drogas alucinógenas a chás. Há aqueles que mergulham em teorias metafísicas, transcendentais e experiências com o desconhecido. Outros ainda buscam nas religiões com suas diversas facetas e credos.

Veja Também: Cérebro Hipnotizado

Há outros que buscam a autoconsciência através de místicos, xamãs ou líderes espirituais. Também temos os que buscam na Filosofia, as diversas explicações de si mesmo e do mundo. Buscamos tantas e diferentes formas para encontrarmos no exterior a autoconsciência, que é interna, que está dentro de cada um e que emerge através de nós mesmos. Devemos sim buscarmos os meios que nos auxiliam para chegarmos até ela, resta saber de que forma, qual é a teoria que se encaixa às suas necessidades individuais. Cada um deve buscar a melhor forma para si mesmo.

A verdade é que muitas vezes procuramos o que ainda não conhecemos, que não sabemos como são, nem onde estão. Então, como poderemos identificar quando encontrá-las? As vezes procuramos nos lugares mais impróprios, mais longínquos, parece até que não queremos encontrar. Mais importante que procurar, é estar no lugar certo. Nesta busca, o outro tem um papel bastante relevante, pois damos muita importância a o que os outros falam e fazem, somos a todo momento influenciados, da mesma forma que influenciamos, queiramos ou não. Somos a todo momento manipulados e conduzidos a pensar segundo alguns interesses, estes que talvez nem sejam seus interesses, mas no final acaba aceitando como seus e agindo como tal. Saiba que para ter consciência de si mesmo, é preciso lançar um olhar bastante detalhado sobre o seu próprio modelo de mundo, suas crenças, verdades, seus objetivos e sonhos, seu modo de viver e ver a vida.

Veja o Vídeo: Considerações sobre como superar o Luto...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Tristeza.

Teste Tristeza

Teste Tristeza

Outros Textos

A cura física e emocional de dentro para fora

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin