As Pegadas do Autoconhecimento

É preciso fazer um mergulho para dentro de si mesmo, entrar em contato com sua história…

Para se chegar ao autoconhecimento talvez seja necessário um retorno, um retorno aos princípios, é preciso redescobrir cada sentimento que nos conduziu até onde estamos hoje. Conectar-se com cada pensamento que vem à memória, reviver cada momento. Cada experiência, boa ou ruim, feliz ou triste, dolorida ou prazerosa. Cada sentimento fazendo parte integrante do ser, com as devidas cargas de emoções. Resgatar com intensidade os momentos prazerosos da vida. Os momentos que fazem jus à nossa existência. Momentos que requerem comemoração, que merecem um brinde, momentos que requerem os parabéns. Momentos que valem um sorriso, um abraço, uma canção. Para que vale a pena viver? Esta talvez seja uma boa pergunta para se chegar ao autoconhecimento.

É preciso fazer um mergulho para dentro de si mesmo, entrar em contato com sua história, tudo o que foi vivido e desfrutado, pois tudo isso faz parte da biblioteca particular de memórias, que devem ser relembradas na íntegra, com cada detalhe, cada imagem, som e cor. E como poderá ser bom relembrar tudo isso com tanta lucidez e nitidez. Porém, quantos são aqueles que por força do hábito, quando perguntados de como estão, respondem simplesmente: “estou bem”, sem demonstrar emoção alguma, pois já se tornou automático, até parece que a resposta não veio dele, não é dele, é o mesmo que olhar para o céu e dizer: “é, parece que hoje vai chover!”, frases totalmente vazias, totalmente desconectadas, desprovidas de sentimentos, dissociadas da realidade interna.

Veja Também: 10 Sinais que indicam o ciúme

Como chegar ao autoconhecimento, sem a consciência do que fazemos? Sem levarmos em conta os pequenos detalhes que fazem toda a diferença e montam nossa vida? Como é possível o autoconhecimento sem termos congruência com o que pensamos, dizemos e fazemos? Como chegar a autoconsciência se na maioria das vezes não conseguimos ser nós mesmos? As aparências parecem falar mais alto, haja visto que a possibilidade der sermos quem somos na verdade, não nos é permitido. Se o que somos e fazemos é por muitos considerado errado, ou politicamente incorreto. Como chegar a autoconsciência ou ao autoconhecimento com tantas amarras, tantos limites e imposições? Se nos é imposto sentimento de “culpa”, medo e insegurança desde que nascemos? Se por mais que façamos nunca é o suficiente? Como chegar ao autoconhecimento? Cada um precisa romper com suas próprias amarras e então iniciar sua jornada individual de autoconhecimento.

Veja o Vídeo: Reflexões sobre a Angústia...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Insônia.

Teste Insônia

Teste Insônia

Outros Textos

Aprenda a Trabalhar em Equipe

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin