Hipnose e Asma
Foi uma palestra no melhor estilo zen, que incluiu até uma breve sessão de relaxamento com a participação de toda a plateia. O pediatra Michael Light, da Universidade de San Diego, na Califórnia, defendeu o uso de terapias alternativas para amenizar os sintomas da asma. Ao longo de três horas de explanação, ele falou sobre os bons resultados de métodos como a hipnose, a acupuntura, as massagens e as técnicas de respiração profunda para tratar esse mal que, só nos Estados Unidos, atinge 5 milhões de crianças com menos de 15 anos – sendo 1, 3 milhões abaixo de 5 anos.
Veja Também: A Hipnoterapia te ajuda a superar a Insônia e ter um sono tranquilo e reparador…
Ele também destacou o papel da alimentação para controlar a doença. “Segundo vários estudos, as crianças que comem peixe uma vez por semana apresentam 30% menos chances de ter uma crise asmática”, conta. O médico acredita ser fundamental o consumo de nutrientes considerados antioxidantes, encontrados em pratos ricos nas vitaminas A, C e E e nos minerais zinco e selênio. “Eles protegem os pulmões”, garante.
De acordo com Light, uma das terapias que mais dão certo no tratamento das crianças asmáticas e a hipnose. “Conforme demonstraram vários estudos, com sessões de hipnose esses garotos conseguem relaxar e, daí, passam a respirar melhor”, informa.
Veja o Vídeo: Microterapia: Concepções sobre pensamentos negativos...
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Estresse.
Massagens Terapêuticas
As massagens também parecem produzir um bom efeito. Light mencionou um trabalho recente em que 32 crianças com asma, com idades entre 4 e 14 anos, se submeteram a massagens terapêuticas durante 30 dias, todas as noites. Depois desse mês, todas apresentaram níveis menores de ansiedade e tinham incrementado sua capacidade pulmonar. O mais curioso é que a resposta não foi tão boa na meninada mais velha. Quanto menor a criança, parece, melhores os resultados.
Apesar de acreditar nos benefícios dos métodos alternativos, Light reconhece que são necessárias pesquisas mais detalhadas sobre seu impacto nos casos de asma. “Diante do crescente interesse da população por essas terapias, torna-se urgente a realização de trabalhos capazes de analisar suas vantagens como método complementar de tratamento.”
Fonte: Revista Saúde
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin