Depressão e Hipnose | Entrevista com Dr. Odair Comin

Entrevista sobre Depressão e Hipnose com *Dr. Odair J. Comin concedida à jornalista Patrícia Azumi.

1 – Muitas pessoas depressivas o procuram para um tratamento baseado na hipnose?

OJC: A depressão é uma doença que afeta um grande número da população, acredito que em torno de 30% dos paciente que atendo sofrem de algum tipo de depressão. Normalmente são pacientes que não conseguiram solução por meio de terapias convencionais ou psiquiatria e acabam buscando na hipnose a vendo como ultimo recurso. Muitas vezes a depressão aparece em conjunto com outras doenças, como TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) ou síndrome do pânico, elevando o número de pacientes com depressão.

2- Quando a hipnose se torna necessária no tratamento de uma pessoa depressiva?

OJC: A qualquer momento, pode ser no início, o que é mais indicado, até casos mais crônicos de depressão, porém pode ser necessário a ajuda de medicamentos num trabalho paralelo com um psiquiatra, dependendo do caso.

Veja Também: A Hipnose Clínica e a Evolução Exponencial da Mente

3 – Quais são os principais motivos que levam as pessoas a ficarem deprimidas?

OJC: As pessoas desenvolvem uma doença por motivos diferentes, pode ser pela morte de alguém especial, a separação de um casamento, pode ser uma comorbidade no caso de pacientes que sentem muitas dores como fibromialgia, tendinite e outras dores, pessoas obesas, fóbicas ou com outras doenças. Ou seja, os motivos são muitos, depende de cada organismo, cada mente e como esta lida com o mundo e os acontecimentos ao seu redor.

4 – Como o Sr. acredita que a hipnose pode ajudar um depressivo?

OJC: A depressão vem basicamente de como o ser humano pensa sobre si mesmo e sobre o mundo, com a hipnose é possível transformar a forma de pensar que é negativista para uma nova estrutura de pensamento, onde o paciente possa perceber que existem outras possibilidades de viver, voltando a ter prazer no que faz e vendo perspectivas futuras.

Veja o Vídeo: Resultados da Hipnose Clínica...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Depressão.

Teste Depressão

Teste Depressão

 

5 – A hipnose conseguiu ajudar uma boa quantidade de pacientes a se curar da depressão?

OJC: Sim, a hipnose já ajudou a muitos pacientes que chegam no consultório, muitos com pouca esperança em relação a cura por não terem obtido resultado em suas várias tentativas. É importante salientar que a hipnose por si só não cura, mas sim a forma com que é utilizada pelo hipnoterapeuta.

6 – Como funciona uma sessão de hipnose?

OJC: A primeira sessão serve para fazer a anamnese, ou seja, colher informações sobre a história do paciente, assim com a história da própria depressão. Por exemplo, quando começou, o que sente, o que pensa, em que ambiente se desenvolveu, entre outras. Normalmente a partir da segunda sessão, faz-se a hipnose formal, que também pode ter relaxamento e transe. Nestes estados, através de estratégias, busca-se objetivar novas formas de pensar, tendo assim, novas aprendizagens que levarão a mudança e melhora do paciente.

7 – Quantas sessões são necessárias para que o paciente consiga descobrir o motivo que o levou a se tornar depressivo?

OJC: O tempo de duração é muito relativo, o motivo é o mais fácil, as vezes o paciente até já sabe, mas não sabe como solucionar, ai é que entra a hipnose que centra-se na solução.

Veja Também: PANTRUS - Autoterapia | Dê o primeiro passo para superar suas questões emocionais por si mesmo…

8 – Existe algum tipo de instituição em São Paulo relacionada ao estudo da hipnose na cura de algumas doenças emocionais?

OJC: A pesquisa sobre a hipnose no Brasil está no início e ainda não tem uma instituição, apenas os próprios profissionais, que através de seus atendimentos, buscam aprimorar ainda mais a hipnose e relatam seus casos em congressos, mas nada institucionalizado.

9 – Existe algum preconceito de psicólogos ou médicos em relação ao tratamento baseado na hipnose?

OJC: Pré-conceitos (falar sem conhecer) existem em todos os segmentos da ciência, cada grupo de pensadores acreditam em coisas diferentes e partem de pressupostos diferentes para fundamentar suas teorias. Muitos profissionais acharão que a hipnose não funciona por não conhecerem, assim como muitos profissionais da hipnose talvez falarão que tal ou tal teoria tradicional não funciona por não conhecerem esta a fundo. É fácil provar porque algo não funciona, ou seja, mostrar os erros, porém os acertos ficam como algo mágico e inexplicável para quem não conhece as bases desse conhecimento específico, e por isso acaba sendo evitado. Portanto, todas as teorias funcionam até certo ponto e tem suas limitações, cabe a cada um escolher no que acreditar e fazer o melhor possível para tornar a vida das pessoas mais prazerosa.

*Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Newsletter | Inscreva-se...Odair Comin