Anorexia Nervosa | Entrevista com Dr. Odair Comin

Entrevista sobre Anorexia Nervosa com o *Dr. Odair J. Comin concedida à UniNove para a jornalista Karina Brito.

1 – O que é Anorexia?

OJC: A Anorexia Nervosa se caracteriza pela recusa do paciente em manter um peso corporal dentro da faixa mínima, e ao mesmo tempo um medo intenso de ganhar peso. Aos poucos, a pessoa começa a reduzir a ingestão de alimentos que acha serem calóricos, processo este realizado dentro de uma dieta estratégica ou não.

2 – Como é o paciente com anorexia?

OJC: Por vezes ele possui uma autoimagem distorcida. O espelho mostra um corpo, mas o anoréxico vê outro. Existe uma preocupação excessiva com o corpo. Nisso cabe a opinião alheia, como imagina que o outro o enxerga. Busca uma beleza que acha estar dentro dos padrões, mas perde a noção do limite e extrapola.

Veja Também: Supere a Ansiedade com Hipnose Clínica

3 – Quais são as consequências?

OJC: A perda do controle é comum. Sua atenção se volta cada vez mais para o medo de engordar, suas escolhas e decisões giram em torno desse medo. Tende a se isolar, pois acha que as pessoas tentam o dissuadir de seu objetivo e querem seu “mal”. Acha que ninguém o compreende, e mantem a ideia fixa de que ainda não está magro o suficiente, sem se dar conta de que está dirigindo-se ao suicídio.

4 – Como funciona o tratamento?

OJC: Inicia-se com a anamnese, que é o mapeamento da história de vida e o histórico da doença em si. A partir disso inicia-se com diferentes técnicas visando formas novas de pensar. Formas novas de perceber a si mesmo. Para que tenha uma ideia mais fidedigna de si mesmo, para que perceba a realidade de seu corpo, e não a fantasia que alimenta. Na medida em que muda sua forma de pensar, mudará sua forma de sentir e por consequência de agir. Com isso é possível mudar.

Veja o Vídeo: Microterapia: Cada um dos seus dias é a Vida em Miniatura...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Anorexia Nervosa.

Teste Anorexia Nervosa

Teste Anorexia Nervosa

 
5 – Uma pessoa saudável pode ter anorexia?

OJC: Sim, qualquer pessoa pode desenvolver qualquer doença, seja ela física ou emocional. Na medida em que se toma algo como verdade e alimenta essa verdade dentro de si, ela pode fazer bem ou mal. E quando faz mal, por vezes não percebemos de imediato, e continuamos a alimentar, o que se torna uma doença. Todos estamos sujeitos a isso.

6 – Como os pais devem orientar os filhos (a) que sofrem da doença? E qual é o primeiro sinal de que o paciente esta tornando-se anorético?

OJC: Os pais precisam estar sempre atentos a tudo. Monitorar seus filhos, conversar, estar próximos, estarem abertos ao diálogo, mostrar que os filhos podem confira e contar com eles, sempre que precisarem. Pois assim, os filhos terão mais facilidade de se abrir e expor possíveis problemas ou dificuldades que esteja passando.

Nem sempre os sintomas são visíveis de imediato. Contudo, qualquer mudança na forma de se alimentar, pode ser um indício. A preocupação excessiva com o corpo, com estar magro é outro indício. A não aceitação do corpo, mesmo que aos olhos externos está dentro do esperado para idade ou para sua estrutura óssea. Toda mudança, principalmente brusca, deve ser observada com atenção, e se houver repetição de um determinado comportamento é preciso verificar as razões e identificar se isso é um problema ou está dentro da normalidade.

*Dr. Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.