Habilidades Emocionais no Trabalho

Veja habilidades importantes para o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho tem fortes tendências a ser hostil, como uma arena ou um campo de batalha. Diante de tal cenário, é natural que a sensação de insegurança e competitividade aumente entre os profissionais. Frente a isso as habilidades emocionais são tão importantes quanto as habilidades técnicas para manter-se ativo no mercado de trabalho.

Veja 4 características fundamentais para um profissional destacar-se em uma empresa e ser visto como peça fundamental na organização:

1) Racionalidade: inteligência emocional é um dos princípios básicos. Os ambientes interno e externo têm fatores que contribuem para o desequilíbrio emocional, o que compromete diretamente no cumprimento de metas e objetivos de um profissional dentro de uma empresa. Mantenha-se conectado e concentrado com você mesmo. Deixe a crise do lado de fora do seu ambiente de trabalho. No escritório você deve se concentrar nas problemáticas que envolvem a sua função. Se você estiver no controle das emoções, é possível tomar decisões mais assertivas e tornar-se peça fundamental nos negócios.

Veja Também: Hipnose Reduz Dor e Ansiedade

2) Jogo de cintura: aprendemos a desempenhar múltiplos papéis na vida e, no trabalho, é o papel profissional que entra em jogo. Portanto, você só precisa fazer um bom trabalho e desempenhar bem a função que está exercendo. Coloque em prática toda a sua expertise e vá em frente. Os papéis desempenhados na vida pessoal como de pai, mãe, filho e amigo devem ficar da porta para fora!

3) Liderança: trabalhar em equipe sempre será um diferencial a qualquer profissional. Pode parecer óbvio, mas não é! Vivemos em sociedade, por isso atuar em equipe deveria ser natural, mas é um desafio. Uma equipe é heterogênea, ou seja, existem diferentes pensamentos, entregas, formas de trabalho e o desafio é transitar de forma leve entre tantas diferenças. Aprenda, se desenvolva, se integre, faça sua parte com dedicação e excelência, assim seu papel se manterá importante e fará a diferença e seus movimentos serão valorizados e se fortalecerão. Faça seu melhor todos os dias!

4) Empatia: colocar-se no lugar do outro deve ser uma prática diária e frequente. Ser empático abre portas para o autoconhecimento e potencializa o olhar sobre a visão do outro dentro do ambiente de trabalho. Da empatia nasce a sinergia entre equipes, o que resulta em planejamentos assertivos e bons resultados de trabalho.

Assim como as habilidades técnicas de um profissional, as emocionais são adquiridas por meio de ferramentas específicas que potencializam o desempenho pessoal. Muitas vezes os profissionais esquecem que além de investir no ganho intelectual, também precisam investir em si, a fim de superar barreiras e limitações. Em um cenário externo de desequilíbrio, estar centrado é a melhor tática para apresentar-se ao mercado de trabalho e mostrar a capacidade de ser um profissional qualificado e diferenciado.

Veja o Vídeo: Considerações sobre a Autoestima...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Autocontrole.

Teste Autocontrole

Teste Autocontrole

Outros Textos

Liderança e Mudança

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin