Mindfulness e a Mente Plena

Autodomínio no Ambiente de Trabalho

Tudo ao nosso redor chama nossa atenção, ou melhor, sequestra nossa atenção, nos conduzindo num lupping de estímulos interminável. Desde criança o externo busca direcionar nossa atenção para fora: a voz da mãe, o som do brinquedo, o carrossel de possibilidades sempre a girar. O bebê aprende a olhar para fora, e cada vez mais longe, mais longe de si. É assim que somos educados, é assim que somos formados ou formatados. Tão longe o olhar vai, tão longe de si mesmo. Em que momento começamos a olhar para dentro de nós mesmo? Por vezes nunca.

É preciso fechar os olhos, é preciso se retirar por um momento do ambiente público, é preciso recolher-se para dentro de si. E isso só é possível pela sua vontade, pelo seu desejo de cuidar de si mesmo, dizer não para o externo, dizer sim para o seu mundo interno. O quanto nos conhecemos de verdade? O quanto você se conhece? Certamente você tem muitas respostas na ponta da língua sobre conhecimentos gerais, sobre o que acontece no mundo das celebridades, dos influenciadores digitais, dos amigos mais próximos. Mas você têm essa mesma agilidade de resposta para falar de si mesmo?

Veja Também: Pensar Magro: uma escolha inconsciente

Mindfulness não é apenas olhar para dentro de si, mas também olhar para o momento, para o presente, para o que está a acontecer nesse exato momento. Se estiver lendo este texto então leia com toda a sua atenção, quando estiver fazendo sua refeição, então desfrute cada sabor, cada textura, cada aroma. Se estiver estudando, então estude com todas as suas forças. Se estiver conversando com um amigo, então esteja lá e em nenhum outro lugar. Isso é foco, é atenção plena. É estar grudado com cada atividade de forma inseparável, tão próximo que não há como distinguir você e o que está fazendo.

Pense, reflita, envolva-se, queira estar pleno, queira estar envolvido. Isso é viver intensamente, isso é viver com todas as possibilidades de existir. Mindfulness tem tudo a ver com Felicidade, que é essa conexão com o que está a fazer, a viver, a experimentar. Essa sensação de querer aquilo que já está em suas mãos, e continuar querendo mesmo depois de já possuir. Essa sensação de que por um momento, e mesmo que seja por apenas esse momento você está completo. E seu objetivo e desafio é multiplicar esse tipo de sensação, esse tipo de momento. Aprenda a dirigir sua atenção e dirigirá sua Felicidade.

Veja o Vídeo: Considerações sobre como superar a culpa...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Timidez.

Teste Timidez

Teste Timidez

Outros Textos

A cura física e emocional de dentro para fora

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin