Lidando com a Mudança
Mudança: Assumir que o novo chegou é imprescindível para a felicidade humana…
Conhecer para ter poder, ter poder para então saber. Um homem que apenas conhece não tem a posse do conhecimento, é apenas um conhecer vazio, um conhecer não experienciado, uma simples cópia da realidade, um conhecer psicológico e não fisiológico, um conhecer não sentido. Apenas aquele que põe em prática o que conhece, este sim incorporou em suas vísceras o saber. Saber é praticar o conhecimento no cotidiano, a cada dia, a cada momento. Saber é sentir cada pensamento, cada palavra expressada, cada gesto apresentado. E esta deve ser e essência do ser humano, viver tudo com mais intensidade, conectado com seus sentimentos, suas emoções, e as mudanças decorrentes delas.É preciso aprender a lidar com a mudança.
O mundo pode ter diferentes significados à medida em que o tempo passa, nada é estático, a novidade surge a partir do antigo. O antigo não precisa deixar de existir, mas o novo precisa de um lugar. Assumir que o novo chegou é imprescindível para a felicidade humana, quando começa-se a ignorar que algo está acontecendo, existe uma briga interna, existe um conflito que pode causar sofrimento. Não assumindo essa nova identidade, vivemos num mundo de fantasias, num mundo fora do tempo presente, num mundo onde o tempo não passa, num mundo imaginário, num mundo onde não pode haver mudanças, pois a mudança causa medo e insegurança, a mudança trás algumas perdas, algumas renúncias.
Contudo, esse não é o mundo real, e quando você olha para o espelho, a pessoa que antes via não existe mais. Você mudou. Sua família mudou, seus amigos mudaram, seu trabalho mudou, suas ideias mudaram, a vida mudou, o mundo mudou… E por isso você sofre, porque não aceita que as coisas mudaram. Aceitar é abrir as portas numa reconciliação com a vida, possibilitando aprender a lidar com a dor e buscar o prazer.
Veja Também: Torne-se responsável por sua saúde emocional
Como dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, “o homem é uma passagem, um caminho, uma ponte”. Tudo é permeado pela mudança, pela passagem da loucura para a liberdade, do medo para a coragem, da dependência para a independência, da insegurança para a segurança, da ignorância à lucidez, da vida para a morte. A morte assim como a vida, ambas fazem parte do mesmo caminho, fazem parte desta ponte que precisa ser atravessada. De um lado o nascimento de uma vida, no meio a vida em si, do outro lado a morte, a incumbência do homem é atravessar. Uma travessia nem sempre tranquila, nem sempre segura. Ela exige flexibilidade, pois a vida exige flexibilidade, a natureza exige flexibilidade, exige temperança. Quando afligida por vendavais, essa ponte balança, ela pode tremer quando terremotos resolvem despertar, quando os tornados da vida resolvem aparecer. Ela pode rachar se não tiver uma estrutura forte.
Em meio a tudo isso, lá está o homem, no meio da ponte, impossível voltar, impossível desistir, a única direção é para frente, e em frente deve dirigir-se, e não há outra saída a não ser continuar o percurso. O homem que aceita tais condições sem vacilar, sem estagnar, talvez então possa ser chamado de sábio, de humano. Viver é um constante aproximar-se da morte, mas antes disso é um constante construir, viver é a construção de uma vida. Viver é olhar para frente e ter ânimo de seguir adiante, ter ânimo de vencer as dificuldades, de ir em busca dos seus objetivos, de viver o próximo minuto, o próximo dia, os próximos anos, ter ânimo de construir uma nova vida se isso for necessário ou de viver esta já construída.
Veja Também: Hipnose Clínica: Cura à Deliver
Aqui Nietzsche volta para dizer que “o homem é uma corda atada entre o animal e o além-do-homem; uma corda sobre um abismo, perigosa travessia, perigoso voltar, perigoso olhar para os lados”. O homem está sempre em busca de superar-se, de ser ainda melhor, de usar toda sua capacidade, e é exatamente nesta passagem, do “homem animal” que nasce, e do “além-do-homem” que é alcançado que a vida é construída e torna o indivíduo cada vez melhor e senhor de si mesmo.
Veja o Vídeo: Cada um dos seus dias é como um modelo da sua vida como um todo...
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Autocontrole.
Outros Textos
|
O Poder da Imaginação |
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin