5 Ferramentas da Inteligência Emocional

Estratégias para desenvolver a Inteligência Emocional

Devo dizer que a inteligência emocional é bastante abrangente, é um leque de possibilidades, inúmeras ferramentas, inúmeros conceitos. Não é apenas algo específico, mas sim um conjunto de fatores. A inteligência emocional é algo construído através do tempo, não é apenas teoria, antes sim prática e muita prática.

Vamos então às 5 ferramentas necessárias para desenvolver a inteligência emocional.

1) Autoconsciência: A autoconsciência é fator preponderante, já que sem a percepção clara de si mesmo e das emoções você se torna muito mais refém das emoções do que comandante.
2) Lidar com as emoções: Um fator importante é o próprio ato de lidar com as emoções no momento em que elas surgem e principalmente que emoção deve ser trazida à tona em cada momento. Pois você jamais será julgado por uma emoção em si, como a raiva por exemplo, mas será julgado pelo o que você fizer quando estiver com raiva. São os atos que ferem, os atos que destroem, por isso controlar suas emoções é tão importante.
3) Automotivação: A automotivação também é sinal de inteligência emocional, pois com isso você se torna muito mais autônomo na tomada de decisão, no empreendimento das metas e no alcance dos seus objetivos. Manter-se motivado por si mesmo é sinal de inteligência emocional.
4) Empatia: A empatia também está entre as ferramentas emocionais, pois é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e entender suas demandas e necessidades, assim como seus limites e pontos fortes. Isso faz com que você tenha uma visão mais ampla e clara do que acontece com o outro, consigo mesmo e com a dinâmica ao seu redor.
5) Capacidade de se relacionar: Não somos uma ilha, por isso o tempo todo estamos nos relacionamos, a cada passo que você dá a realidade te impõe uma relação, seja com pessoas, objetos, bichos de estimação, normas, leis, a tecnologia e suas múltiplas possibilidades. A capacidade de se relacionar de forma harmoniosa e equilibrada com as pessoas e tudo o mais que faz parte do seu cotidiano, determina seu grau de inteligência emocional. Aprenda a se relacionar de forma leve e saudável e isso te colocará no seu centro e em equilíbrio.
Todas essas ferramentas criam uma estrutura de inteligência emocional bastante forte, portanto desenvolva e pratique essas habilidades no seu dia a dia, cada interação é uma oportunidade de desenvolvê-las.

Veja o Vídeo: O que há de diferente na Hipnose Clínica...

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Faça o teste para saber se você tem Inteligência Emocional.

Teste Inteligência Emocional

Teste Inteligência Emocional

Outros Textos

Inteligência Emocional: Entrevista com Dr. Odair Comin

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin