Ícone do site Odair Comin

Depressão: pensamento, sentimento e comportamento

Depressão e Hipnose

Depressão e Hipnose

A Depressão pode se manifestar por diferentes e variáveis sintomas de ordem somática. Ou mesmo, podendo significar uma doença, que traz consigo alterações afetivas consideráveis. A depressão não é apenas um rebaixamento do humor com tristeza, abatimento moral, desinteresse, choro ou visões negativas. Mas também, um conjunto de sintomas desenvolvidos pelo indivíduo. Sua história de vida, a forma que aprendeu para lidar com seus diferentes conflitos e sentimentos e a interação com o meio. Cada paciente desenvolverá a sintomatologia de forma bastante característica, por motivos diversos. Assim, deve-se tratar os princípios causadores, e ao mesmo tempo o paciente como um todo.

Pensamento, Sentimento e Comportamento

Este transtorno acaba por atacar de todos os lados, causando alterações na forma de pensar, sentir e se comportar. O pensar na maioria das vezes é distorcido e negativista em demasia. Há uma alteração no pensamento, uma quebra de raciocínio, que antes seguiam uma linha e que agora mediante a este novo estado, começa a pensar de uma forma incoerente. Tanto o pensar sobre si mesmo, como uma diminuição da autoestima, insegurança. Além da pouca confiança em sua capacidade e achar incapaz de elaborar qualquer tarefa, por mais simples que pareça.

O pensar negativo pode estar dirigido ao futuro, onde cria-se um porvir desastroso, sem possibilidades de mudança. Sem expectativas de que poderá superar a situação atual. E, por fim, o pensar negativo em relação ao mundo como um todo. O meio torna-se um ambiente hostil, sem muitas perspectivas. As pessoas não são dignas de confiança, não irão aceita-lo do jeito que é, o mundo é ameaçador, portanto, mantem-se na passividade.

Veja também: Ansiedade: Tratamento com Hipnose Clínica

A Depressão e os Sentimentos

Os sentimentos envolvidos, retratam basicamente a dor, o sofrimento, a angústia, a ansiedade que este indivíduo vivencia por ter pensamentos tão negativos. Com isso, cria-se um padrão e o ciclo continua. Pensamento negativo gera mal estar e vice-versa. Muitas vezes o paciente não consegue sair dessa teia por si só, sendo necessário a ajuda. Que deve ser buscada o mais breve possível, para não se estabelecer muitos padrões associados a este estado.

Pois tal dinâmica enleia o paciente ainda mais em seu sistema de raciocínio distorcido. Com isso, o indivíduo tem um comportamento de retraimento, que acaba por restringir consideravelmente suas vivências e interações sociais, tanto com familiares, amigos, colegas e meio social como um todo, além do abandono de atividades que antes lhe dava prazer por si mesmo.

Triade da Depressão

De uma forma ou de outra, esta tríade: pensamento, sentimento e comportamento, estarão intimamente ligados à pacientes depressivos, como fatores negativos em suas vidas. Cabe à sensibilidade de cada inter-relacionar dentro da realidade individual de cada paciente, como este em específico lida com seu pensar, sentir e se comportar, e como estes se manifestam em seu cotidiano. Em relação a si mesmo e o próprio estado depressivo, ou seja, como vê os sintomas que foram desenvolvidos em si mesmo.
Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.

Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin

Sair da versão mobile