Infidelidade no relacionamento amoroso
Veja as atitudes que a pessoa traída ou a traidora podem tomar e saiba mais sobre a comum infidelidade no relacionamento amoroso
Pesquisa realizada pela antropóloga Mirian Goldenberg, autora de Por que homens e mulheres traem? (BestBolso), com 1279 entrevistados de ambos os sexos, comprovou que pelo menos metade dessa amostra já traiu um parceiro amoroso. A grande ironia? “Apesar deste índice ser alto, as pessoas ainda prezam pela exclusividade. Todos a desejam, mas são poucos os que são fiéis”, relata psicólogo clinico Dr. Odair J. Comin.
Ninguém está imune à traição e, apesar de dolorosa, ela se tornou algo comum. As causas da “pulada de cerca” normalmente estão ligadas à busca pelo novo e a necessidade de autoaprovação. Ou seja, de mostrar pra si mesmo que é capaz de seduzir o outro e que é valorizado por alguém. “Cada casal tem suas regras e acordos, explícitos ou não, e a traição geralmente é uma quebra de todos eles”, sintetiza Dr. Odair.
Fui traída… vou terminar!
Nem sempre essa é a melhor atitude a ser tomada, segundo os especialistas em comportamento. O ideal é evitar atitudes impensadas típicas do calor do momento. E procurar se acalmar para conversar com o parceiro. Em relacionamentos longos é comum que a decisão seja perdoar e isso significa deixar de sentir ódio ou raiva do outro. Ao tomar tal decisão, deve-se estar ciente que a cobrança e o ciúme não ajudarão a relação, já estremecida, se tornar saudável. É necessário um trabalho em conjunto para reestabelecer o relacionamento, sendo essencial um esforço maior para a retomada da confiança.
Veja também: Resultados do tratamento com Hipnose
Sou a outra e aceito!
Neste contexto nos deparamos com uma mulher que se autoengana. “Há uma esperança e expectativa, alimentadas por falsas promessas. Ela acredita que é especial e, exatamente por isso, é facilmente manipulada, tornando-se refém do outro. E mesmo com a realidade mostrando o contrário, as promessas são renovadas, assim como sua crença nessa fantasia, acreditando que se tornará realidade mais cedo ou mais tarde”, relata Odair. Esse tipo de comportamento pode levar a mulher a uma grande frustração ao perceber que esse sentimento não é verdadeiro. Na prática significa que não sairá ilesa do sofrimento.
Um é pouco, dois é bom, três é melhor ainda!
Na novela Avenida Brasil, há um caso bem complicado de traição. Cadinho, vivido por Alexandre Borges, mantém uma família com Noêmia (Camila Morgado) em paralelo com a que já tinha com Verônica (Déborah Bloch). Além dos dois casamentos, ele ainda vive um romance com Alexia, personagem de Carolina Ferraz. Sem saberem que tem o mesmo marido, porém cientes de que “ele” as trai com Alexia, as duas esposas tentam se vingar da “outra” mas acabam descobrindo que dividem o mesmo homem. Embora o tenham expulsado de casa, as duas ex-esposas se sentem ligadas ao marido emocionalmente, o que pode significar um possível perdão no futuro. É aguardar para ver!
Fonte: Revista 7 Dias.
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin