Hipnose Clínica: o crowdsourcing mental
Assim como os processos que observamos no universo dos bits, dos computadores, que buscam imitar as funcionalidades cerebrais com seus milhares de códigos, podemos pensar que a humanidade é um colossal cérebro ou um gigantesco computador, e que cada indivíduo é como um neurônio ou código. Individualmente podemos ir além de nossos limites, absorvendo e produzindo conhecimento, contudo, há limites que vão além de nossas possibilidades. Ao mesmo tempo, na medida em que nos conectamos com outros indivíduos, o que poderíamos chamar de sinapses inter-humanas, tais limiares são facilmente transpostos, indo muito além do que se pode imaginar. Com isso, o impensável acontece, chegando a resultados inalcançáveis para um único cérebro.
Veja Também: A Hipnoterapia te ajuda a romper com pensamentos e sentimentos negativos ligados à Depressão e reassumir o comando da sua mente e da sua vida…
Hipnose e Crowdsourcing
Crowdsourcing é um termo relativamente novo, e que vem ganhando aplicações cada vez mais abrangentes, principalmente no meio corporativo. O crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que aglutina mentes ao redor do mundo, direcionadas para o desenvolvimento de produtos e ideias. O objetivo é usar o poder que se forma quando vários cérebros trabalham em conjunto, visando o mesmo objetivo. Uma multidão propondo soluções, descobrindo a melhor forma de resolver problemas e executar tarefas. Este mesmo conceito pode ser aplicado em pequena escala, ou seja, com um único cérebro, e isso se consegue por meio do transe, no processo hipnótico.
Veja também: Como é difícil fazer dieta
Na hipnose clínica, o que se busca é um engajamento amplo das faculdades mentais. Durante o transe existe uma alta atividade psíquica, todo o cérebro se ilumina; acende-se como lâmpadas acionando inúmeras ferramentas mentais. Essa ativação acontece pelo modelo de comunicação que se estabelece com o indivíduo. Normalmente é uma comunicação indireta, que tem relação com o seu modelo interno de mundo. Quando se tem essa ampla atenção do cérebro, o objetivo é direcionar toda essa energia para pontos específicos. Milhões de sinapses acontecendo simultaneamente. Durante a hipnose a energia produzida é direcionada para metas específicas. A intenção será sempre a solução, a mudança, a ressignificação, a forma diferente de pensar. Ou seja, o objetivo do paciente.
Faça o teste para saber se você tem Compulsão Alimentar.
A hipnose clínica é esta poderosa ferramenta, capaz de mobilizar inúmeros recursos mentais com finalidades pré determinadas. E para fazer isso, é importante ter um diagnóstico claro, conhecer a realidade individual do paciente e traçar estratégias eficazes, além de possuir vasto conhecimento do conteúdo e da natureza humana. A intervenção que trará os melhores resultados, será aquela que conseguir juntar essas diferentes variáveis. E entregar de forma personalizada ao paciente. No momento em que o crowdsourcing mental for mobilizado, o profissional deverá agir como um maestro. Ser capaz de criar música com a junção das dezenas de instrumentos. A melodia precisa impactar, tornando-se em um agente condutor de soluções.
Dr. Odair J. Comin
Psicólogo Clínico, Especialista em
Hipnoterapia e Escritor.
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin